Os investimentos em criptomoedas estão mais populares nos últimos anos. Adquiridos por exchanges e mantidos em carteiras virtuais, os tokens são boas alternativas de ganhar dinheiro. Também é possível investir em derivativos em sistemas como Aevo.
Em linhas gerais, a plataforma é especializada em câmbio de derivativos, opções e futuros perpétuos. Antes, esses tipos de aplicações eram possíveis apenas em corretoras tradicionais, mas hoje, já é possível investir nesses formatos na Web 3.0.
Derivativos, futuros perpétuos e opções
Antes de aprofundar-se no funcionamento da exchange, vale conhecer alguns termos do mercado financeiro. Derivativos são contratos cujo preço descende de um ativo, como soja, milho, petróleo e até criptomoeda. Entre os tipos de derivativos, estão as opções e os futuros perpétuos.
As opções também são negociadas na exchange descentralizada Aevo. Elas são derivadas das ações. O investidor pode negociar os direitos de comprar ou vender os ativos ao quais elas estão atrelados em um determinado prazo, por um preço já fixado.
Já os futuros perpétuos à disposição em Aevo não têm data de vencimento. Isso significa que o investidor mantém o ativo pelo tempo que achar necessário. No mundo cripto, esse tipo de investimento encontrou um terreno promissor porque está lastreado nos ativos digitais.
Funcionamento de Aevo
O sistema da exchange Aevo é inovador por ser completamente descentralizado. As negociações são feitas em rollup Aevo, que roda na camada 2 do Ethereum, de forma off-chain. Quando a transação é finalizada, os registros são feitos via smart contracts, na rede principal.
Os registros feitos off-chain aumentam a escalabilidade das movimentações feitas na cadeia, visto que grande parte das transações é feita justamente fora da mainnet. Quando o contrato é liquidado, as negociações de derivativos, as opções e os futuros perpétuos são confirmadas.
Antes da rede Aevo, a exchange Ribbon Finance já lidava com derivativos no mundo cripto, mas de forma um pouco mais limitada. Os investidores somente podiam vender ativos, em vez de comprá-los. Além disso, apenas um tipo de ativo podia ser negociado por vez.
Aevo bridge
O rollup não faz apenas as transações fora da mainnet. Ele também funciona como uma ponte para ligar mais blockchains ao Ethereum, no caso, Arbitrum e Optimism. As camadas 2 dessas chains podem conectar-se com a plataforma para fazer investimentos em derivativos e ativos virtuais.
Isso é possível porque o sistema do AEVO token usa Socket, um serviço de interoperabilidade que liga as chains. Essas transferências de valores são isentas de custos e acontecem de forma fluida, sem travamentos, nem redução na velocidade.
No futuro, os desenvolvedores programam um aprimoramento na cadeia. Os dApps que usam o sistema desse protocolo podem lançar cadeias de camada 2. Isso vai trazer mais flexibilidade e customização, atendendo às necessidades específicas.
Tokenomics de AEVO
O token da rede Aevo é de governança. Os detentores têm poder de voto em decisões nas assembleias entre os membros da comunidade. Também é possível apostar na moeda. O processo cria o token sAevo, versão de staking do ativo.
A disponibilidade é de 1 bilhão de tokens. A Binance fez o primeiro airdrop de 45 milhões de unidades (o que corresponde a 16% do total). Além disso, 9% foram destinados à liquidez, 5% para a comunidade e 16% para as despesas da organização autônoma descentralizada (DAO) da plataforma.
Saiba mais sobre criptomoedas
Aevo inova ao trazer o mundo dos investimentos em derivativos para o blockchain, de forma segura e rápida. Para investir no token nativo AEVO e em outras criptomoedas, acesse o site da NovaDAX e cadastre-se!