A proposta de Beam Formerly Merit Circle (BEAMX) é ser um blockchain, uma DAO e uma moeda confidenciais, que não revelam dados pessoais. A ideia é deixar as informações visíveis apenas para o usuário e permitir que dados agregados (como nome e endereço digital) fiquem visíveis de forma pública.
Segundo os desenvolvedores da plataforma, existe a necessidade de proteger os dados dos usuários, já que as transações são públicas no blockchain. Para entender como o ecossistema funciona, conheça alguns conceitos.
Mimblewimble
Os fãs de Harry Potter reconhecem o termo "Mimblewimble" com facilidade. Nos livros, ele é um feitiço invocado para dar um nó na língua de alguém. No mundo cripto, a ideia é semelhante. Trata-se de um protocolo que roda no blockchain e não revela os endereços ou as negociações particulares do usuário.
Esse protocolo oculta as informações por meio do agrupamento em um único conjunto. Ele é registrado na plataforma de BEAMX, da mesma forma as transações tradicionais. Além de preservar a privacidade, ocupa menos espaço de armazenamento no blockchain.
Outra vantagem do protocolo é o comando "cortar". Ele permite compactar grandes quantidades de dados, sem deixar a segurança de lado. Com ele, também dá para combinar pagamentos de várias pessoas na DAO em um único processo. Isso dificulta saber quem fez a transação, registrada de forma individual.
Confidencialidade
A ideia de criar uma rede confidencial não é nova: enquanto criptomoeda, BEAMX surgiu em 2018. O propósito já era ter o maior nível de privacidade possível, sem comprometer o uso no blockchain. Após muita pesquisa, a mainnet foi lançada um ano depois.
O projeto Beam Formerly Merit Circle foi criado totalmente do zero, ou seja, não é derivado de nenhuma chain ou hard fork. As transações que acontecem na rede são todas privadas: somente o remetente e o destinatário dos valores transferidos sabem quem são. Para quem está de fora, esses dados são confidenciais.
Na BEAMX DAO, os usuários podem negociar o token BEAMX por vários outros, como BTC, ETH, DOGE e LTC. Ela usa um Atomic Swap (que permite a troca de diferentes tokens) no protocolo de confidencialidade da plataforma.
Smart contracts x Beam Shaders
O blockchain Beam Formerly Merit Circle permite a criação de moedas chamadas confidential assets (ativos confidenciais). Por padrão, elas são privadas e usam Beam Shaders como contratos inteligentes. O sistema difere da forma de produzir novos tokens por meio dos smart contracts do Ethereum, feitos no protocolo ERC-20.
Esses tokens são implementados na camada 1, em um sistema chamado first-class citizens. Isso significa que eles são instalados da mesma forma que os demais tokens, reconhecidos como tais em outros dApps, carteiras digitais e nodes da rede.
Os Beam Shaders que rodam no ecossistema de BEAMX possibilitam que os dApps sejam executados na máquina virtual na rede (BVM). Eles podem ser programados usando WASM (WebAssembly), compatíveis com muitas linguagens de programação.
Tokenomics
BEAMX é um confidential asset e token de governança de Beam Formerly Merit Circle. Isso significa que os detentores têm poder de voto em assembleias para determinar melhorias e aprimoramentos no sistema. Além disso, eles contribuem para a liquidez da rede.
Serão emitidos 100 milhões de tokens, sendo que 20% vão para o gerenciamento da tesouraria, 36% para os provedores de liquidez, 7% para os parceiros da rede, 17% para a Fundação Beam, que gerencia o protocolo, e 20% para os investidores.
Saiba mais sobre criptomoedas
O propósito de Beam Formerly Merit Circle (BEAMX) enquanto DAO e criptomoeda confidencial traz um conceito inovador para o mundo dos blockchains. Para investir nesse e em outros ativos digitais, acesse o site da NovaDAX, cadastre-se e escolha entre dezenas de coins!