Bancor é um sistema automatizado de negociações em criptomoedas. Dá para programar os limites de transações no blockchain e fora dele, assim como fazer conversões entre coins de forma direta, sem intermediários.
Esse ecossistema tem o próprio token, a BNT coin. Por ser de governança, ele dá direito a voto em decisões para melhorias na plataforma e usa tecnologia de Ethereum. Descubra como a rede e o ativo funcionam.
Bancor Network Token (BNT)
O token BNT foi criado em ERC-20, compatível com vários blockchains e wallets (por ser bastante flexível e de código aberto). Trata-se de um protocolo de pool de liquidez que pode ser implementado em qualquer rede que utilize contratos inteligentes.
O BNT token permite que os usuários convertam diferentes tipos de criptomoedas de maneira rápida e direta, sem usar corretoras ou intermediação de outras entidades. Isso é possível devido ao uso de moedas reservas.
Rede Bancor
A rede Bancor possibilita que os usuários troquem moedas de forma independente, sem nenhum mediador. Os contratos inteligentes gerenciam os pools de liquidez, que conectam os diversos tokens disponíveis na chain.
O ecossistema é baseado nas finanças descentralizadas (DeFi). Isso significa que não há intermediação de autoridades governamentais e bancárias. A segurança das negociações é garantida pela própria dinâmica das chains.
O projeto Bancor foi fundado por Eyal Hertzog, Yudi Levi, Galia e Guy Benartzi em 2017. O nome é uma homenagem ao economista britânico John Maynard Keynes, que inventou a palavra em 1940 para descrever uma moeda supranacional.
Os fundadores planejaram criar um protocolo que aproximasse o conceito das criptomoedas da sociedade. Como ele faz a conversão de forma direta, possibilita a criação de liquidez para as moedas, especialmente para as altcoins.
Particularidades da rede Bancor
Uma das particularidades da rede Bancor é o protocolo Carbon DeFi, responsável pelas negociações automatizadas e programáveis. Com ele, dá para fazer ordens agrupadas de vendas e compras vinculadas, em vez de individuais, o que facilita e agiliza o processo.
Outro diferencial é o uso do mecanismo Automatic Market Maker (AMM). Ele permite negociar diversos criptoativos com pools balanceados pelo protocolo AMM em mercado on chain mais amplo.
Além disso, a rede tem seguro para impermanent loss (perda impermanente), diferença da valorização entre manter tokens em AMM e carteira digital. Embora seja uma inovação, esse recurso está suspenso temporariamente por conta de anomalias.
Lançamento de Bancor v3
A rede lançou uma atualização em maio de 2023, chamada Bancor v3. Ela é aprimorada e focada nos pools descentralizados de liquidez, tidos como embriões de todo o projeto Bancor.
Também foram implantados: omnipool, staking unilateral ilimitado, lucros de composição automática, proteção instantânea, tokens de pool unilateral, portfólio inteligente, recompensas duplas e tokenomia renovada.
Em novembro, ocorreu um update na rede, que trouxe novas curvas de ligação para o lançamento definitivo do Carbon DeFi e o desenvolvimento completo de ArbFastLane, além de um simulador (que ajuda a escolher as melhores estratégias de investimentos).
Negocie suas criptomoedas com a NovaDAX!
A rede Bancor traz inovações e facilidades para quem lida com criptomoedas. Para acompanhar as novidades do mundo cripto, continue acompanhando o blog da NovaDAX! Fiquei por dentro de blockchains, coins e dicas de investimentos. Acesse e confira!