A maioria das memecoins é inspirada em animais de estimação. Entre os pets, os cachorros são os mais populares. Os gatos marcam presença neste ramo aos poucos. Um exemplo é o ativo Catwifhat (CWIF).
O nome é uma clara referência ao já famoso token Dogwifhat (WIF), representado por um cão da raça Shiba Inu com um gorro de crochê. O ícone da moeda do felino usa o mesmo acessório que o cachorro — um atrativo que incentiva a entrada de cada vez mais pessoas para o ecossistema dos blockchains.
Memecoins de Solana
A criptomoeda meme Catwifhat é mais uma que surgiu no blockchain Solana, conhecido pela grande quantidade de tokens desse tipo. Os motivos são as taxas baixas de transação e o suporte para sustentar várias negociações simultâneas.
Na rede, roda um aplicativo, chamado Pump.fun, que possui interface amigável para a criação de memecoins. Uma vez desenvolvidas, elas são colocadas em um período de "maturação" para descobrir o potencial de valorização. Se elas passam dessa fase, ficam à disposição dos usuários.
Lançada em dezembro de 2023, a memecoin Catwifhat teve valorização muito expressiva. Como ela ainda é uma das poucas moedas inspiradas em gatos, os apaixonados pelos felinos logo ficaram interessados em adquiri-la.
Popularidade das memecoins
Catwifhat é uma das mais novas moedas meme. Entre elas, DOGE é uma das mais famosas, cujo apoiador mais conhecido é o magnata Elon Musk. PEPE, SHIB, BRETT e WIF também são destaques representados por cães.
Existem dois tokens inspirados em felinos que se sobressaem. Um deles é MEW e o outro é POPCAT, cujo site oficial tem a foto de um gato. Quando o usuário clica sobre ela, o animal abre a boca e faz um barulho parecido com "pop".
Queima inovadora
Apesar de ser uma memecoin, o CWIF token possui uma forma ousada de queima em excesso. A cada negociação feita, 4% do total da moeda é queimado. Segundo os desenvolvedores, isso evita a desvalorização e o excesso de coins em circulação.
Essa nova forma de queimar os tokens faz sentido. O fornecimento total é de 78 milhões de unidades. Segundo os criadores da moeda, a média de unidades queimadas é de 318,65 mil por hora. Em 30 dias, são 229,43 bilhões de unidades.
Esses 78 trilhões de tokens foram liberados desde o primeiro dia de circulação de Catwifhat, sendo queimados desde então. Do lado dos detentores, são mais de 1,6 milhão de holders. O valor de mercado supera US$ 22 milhões.
Negociação em DEX e CEX
Catwifhat está disponível para venda em DEXs (exchanges descentralizadas), que rodam em Solana, como Jupiter. Elas não possuem intermediários, ou seja, as negociações são feitas diretamente entre os usuários.
A moeda também está presente em CEXs (exchanges centralizadas), cuja queima de 4% é diferente das DEX. Ela pode acontecer mais de uma vez no processo completo de compra e venda. Também existem exchanges que cobram os 4% até 3 vezes.
Dá para fazer staking do token em Raydium, uma plataforma DeFi (finanças descentralizadas) para prover liquidez para o sistema. Os holders podem deixar a moeda bloqueada para obter rendimentos com as transações feitas na rede.
Saiba mais sobre criptomoedas
Catwifhat não é apenas uma memecoin representada por gato: ela tem um complexo sistema de queima para evitar a escassez. Saiba mais sobre essa e outras moedas, além de blockchains e dicas de investimentos, no site da NovaDAX.