Injective reúne soluções para quem investe no mercado financeiro. O blockchain tem um sistema de finanças descentralizadas (DeFi) e a própria corretora. A plataforma cross-chain, que funciona em vários blockchains, também tem o próprio token, chamado INJ.
A rede é interessante, principalmente, para quem procura soluções para determinar as melhores aplicações em um ambiente DeFi, que funciona de forma direta, sem intermediários, nem autoridades financeiras.
Ponte entre blockchains
O blockchain Injective foi criado com Cosmos SDK (kit de desenvolvimento de software). Ao rodar como um aplicativo de camada 2, ele resolve dois problemas principais: falta de escalabilidade nas transações e distanciamento entre blockchains.
Injective foi um dos pioneiros na aplicação cross-chain. Ele possibilitou acessar criptomoedas alocadas em outras chains, como Ethereum e Polkadot, sem sair da chain principal.
Ele usa dados coletados em outras exchanges para oferecer as melhores oportunidades de aplicações financeiras aos investidores. A inteligência artificial alimenta as exchanges descentralizadas (DEX) e os aplicativos DeFi.
Suporte ao Ethereum
Um dos problemas do Ethereum é a falta de escalabilidade. Em momentos com grande quantidade de movimentações no blockchain, a taxa de transferência de dados é reduzida sensivelmente. As soluções de camada 2, como a chain do token INJ, existem para solucionar isso.
Quem tem carteiras que rodam em Ethereum, como a MetaMask, encontra um ambiente familiar em Injective, visto que o sistema tem suporte nativo para essa wallet, por exemplo. Dá para acessá-la sem trocar de chain e token. Quem está acostumado com a rede de Vitalik Buterin também não vai estranhar o sistema.
Outra vantagem é o custo baixo por transação, mesmo quando as negociações estão em alta no blockchain, com grandes quantidades de dados movimentados.
Exchange do token INJ
Na Web3, a rede do token INJ tem a própria exchange. Ela foi elaborada no protocolo 0x. Ele tem código aberto e permite que os usuários negociem com ativos digitais diferentes no Ethereum, de forma direta, usando smart contracts de código aberto.
Todo o desenvolvimento do protocolo e das soluções dele são acessíveis. Isso inclui desde a interface que o usuário usa para fazer as transações até o jeito que o contrato inteligente é escrito e o gerenciamento do livro de ofertas da exchange.
A corretora da Injective procura evitar o front running, uso de informações privilegiadas para ter vantagens antecipadas em um investimento. O Trade Execution Coordinator (TEC) causa uma espécie de atraso para as novas ordens não atropelarem as já existentes e eliminarem o acesso antes da hora.
Token INJ
O INJ token é nativo do sistema. Ele é de governança, ou seja, dá direito a voto em assembleias para melhorias e aperfeiçoamentos da chain. Ele também pode ser usado para staking na plataforma: os usuários que deixam as moedas lá são recompensados com o ativo.
O protocolo de consenso do sistema é o Proof-of-Stake (PoS). Isso significa que a moeda não é minerada, como o Bitcoin, mas premiada por negociações on-chain. Periodicamente, ela é recomprada e queimada para manter o valor.
Saiba mais sobre criptomoedas
Injective traz uma série de ferramentas que ajudam desenvolvedores e investidores a negociarem. Acompanhando o blog da NovaDAX, você fica por dentro das novidades do mundo cripto e de dicas de investimentos. Acesse e confira!