A escalabilidade das transações feitas em blockchain é um dos problemas enfrentados pela comunidade cripto. Com a popularização de uma rede, mais pessoas fazem parte dela. Com mais tráfego, o tempo de realização das negociações aumenta. O projeto da Mode Network, com a MODE coin, surge como uma solução nesse cenário.
Trata-se de uma DeFi de camada 2 que roda usando o protocolo do Optimism na rede Ethereum. O propósito é aumentar a velocidade das transações, cobrando taxas menores, assim como deixando a movimentação de dados e valores mais fluida.
Protocolo Optimism
O protocolo Optimism funciona como rollup no blockchain, ou seja, compactador de arquivos que, em vez de como fotos e músicas, condensa dados de transações e blocos que se integram às chains.
Optimism é um tipo de sidechain, uma pista lateral, na qual as operações podem ser feitas sem congestionar a camada principal de Ethereum. Quando elas são concluídas, o resultado é registrado na rede principal.
O objetivo é ousado: unir várias soluções isoladas de camada 2 no Ethereum em um supersistema, chamado superchain. Com isso, os desenvolvedores acreditam que criar um sistema de camada 2 seria tão simples quanto criar um smart contract.
Chain modular
A Mode Network, rede da MODE coin, é uma chain modular de segunda camada e de código aberto. Isso facilita a criação de novos recursos e aplicações para quem trabalha no desenvolvimento de soluções no mundo descentralizado.
O fato do Optimism ser usado como base da Mode Network ajuda não apenas a criação de novas soluções em ambiente descentralizado na Web3, mas a cobrança das taxas de gás. A redução pode chegar a 95% para quem desenvolve dApps na segunda camada.
Outro fator positivo é a facilidade de criação de aplicações descentralizadas compatíveis com EVMs (Ethereum Virtual Machine). Os desenvolvedores familiarizados com EVMs também podem criar soluções para a Mode Network.
Assistência a programadores
Os criadores da rede da MODE coin têm uma preocupação especial com os programadores que usam suas ferramentas para criar novos dApps. O apoio vem desde a concepção do projeto, passando pelo desenvolvimento, pela conclusão e pela execução das aplicações.
Recompensas para desenvolvedores
Os programadores que usam a Mode Network para criar dApps podem receber parte das taxas de transação por conta do uso dos aplicativos. O pagamento é feito pelo token nativo da plataforma, MODE, usado para as demais transações feitas no sistema.
Tokenomics
O token MODE, nativo da rede, é de governança. Quem o possui pode participar de assembleias e reuniões da plataforma, que discutem melhorias e aperfeiçoamentos do sistema.
A disponibilidade total é de 10 bilhões de tokens. Existe pouco mais de 1,3 bilhão em circulação, sendo que 35% foi distribuído via airdrop para usuários e desenvolvedores. Os investidores detêm 19% das moedas, assim como os principais contribuidores. Por fim, 27% foram destinados para o Tesouro da Mode Network.
A MODE coin permite fazer staking, quando o usuário deixa as moedas bloqueadas na rede para servirem como liquidez, recebendo mais tokens como recompensa. Ao fazer isso, o poder de voto nas decisões de governança da plataforma aumenta.
Saiba mais sobre criptomoedas
A ideia da rede da MODE coin é inovadora porque recompensa criadores de dApps de segunda camada. A Mode Network também facilita a criação de novos aplicativos descentralizados. Para investir nessa e em outras dezenas de criptomoedas, acesse o site da NovaDAX e abra sua conta gratuitamente!