O protocolo Ordiswap, cujo token nativo é ORDS, faz negociações descentralizadas no blockchain de Bitcoin de forma automatizada. Assim, dá para buscar cotações do Bitcoin em várias exchanges, de forma automatizada, em vez de manual.
Ordiswap é o primeiro formador de mercado automatizado, automated market maker (AMM), projetado para funcionar no chain do Bitcoin. A ideia é fazer a troca de vários tokens diferentes na camada 1 do Bitcoin, trazendo mais flexibilidade para as negociações, especialmente para quem investe em várias criptomoedas.
AMM
Um AMM funciona como um buscador automático de cotações de ativos, tanto no mundo das finanças tradicionais quanto no de criptomoedas. Ordiswap analisa os diferentes valores entre ativos no blockchain e ajuda na formação de liquidez.
É diferente do que acontece com as exchanges centralizadas, que determinam o valor dos ativos com base na procura e na oferta. Em Ordiswap, há pools de liquidez monitorados por smart contracts, em que são depositados ativos usados nas transações.
Dá para sincronizar a carteira digital com Ordiswap. Por enquanto, a plataforma suporta apenas a Unisat Wallet. Você pode fazer a conexão dela por meio do envio de solicitações de negociação para o servidor.
Off-chain
O funcionamento do protocolo Ordiswap tem outra particularidade: ser off-chain. O conceito de funcionar fora do chain principal é inovador porque reduz o peso das transações que acontecem na camada principal do Bitcoin e aumenta a eficiência.
Isso significa que o protocolo do token ORDS começa a funcionar já desconectado do blockchain. A identidade do usuário, a quantidade de ativos e o par de negociações efetuadas são registrados. A atualização de saldo também é feita fora do chain principal.
Apenas a confirmação da transação é feita on-chain, quando há saque de criptomoeda ou o usuário interage com outros protocolos on-chain. Essa vantagem reduz o número de registros e aumenta a velocidade nas transações.
BRC-20
Outra característica do sistema do token ORDS é a interoperabilidade entre Ethereum e Bitcoin. Dá para transferir ativos digitais entre esses dois chains de forma simples e rápida, sem sair das plataformas e fazer operações separadas.
Isso significa que tokens ERC-20 de Ethereum podem ser intercambiados com padrões equivalentes a tokens BRC-20 de Bitcoin, e vice-versa. Esse processo se chama wrapping (empacotamento). Ele funciona como se um ativo digital fosse empacotado para ser reconhecido na outra cadeia.
Essa troca entre tokens BRC-20 e ERC-20 implica o pagamento de taxas, que são realocadas no próprio sistema de Ordiswap para incentivar o uso da plataforma.
Token ORDS
O token ORDS pode ser usado no blockchain de Bitcoin e Ethereum. Ele é de governança, usado em processos de votação para melhorias na plataforma. As transações entre cadeias geram taxas distribuídas para quem o possui na carteira.
De 1 bilhão de tokens ORDS em circulação, 13% foram para a comunidade, 10% para a liquidez da exchange descentralizada, 10% para os desenvolvedores, 10% para liquidez, 15% para recompensas e 10% para vendas privadas.
Saiba mais sobre criptomoedas
ORDS e Ordiswap são inovações no mundo cripto. Para ficar ainda mais por dentro das novidades, continue acessando o blog da NovaDAX. Aqui, você pode acompanhar as notícias sobre ativos digitais, blockchains e dicas de investimentos. Confira!