Os jogos on-line compõem um mercado em expansão, com uma comunidade bastante ativa. No blockchain, isso não é diferente: dezenas de games movimentam uma quantidade considerável de criptomoedas. Pirate Nation é um exemplo disso, com um enredo novo e uma mecânica inovadora de funcionamento.
Ele é um dos primeiros jogos a rodar totalmente on-chain. Isso significa que as negociações de tokens, o funcionamento do game e a parte gráfica estão na Web 3.0. Isso é uma novidade, já que a maior parte dos jogos no ambiente cripto é programada para a Web 2.0.
Enredo do jogo
O jogo roda em Ethereum. Nele, dá para montar uma equipe de piratas para buscar tesouros e ouro. Também dá para saquear outros barcos e participar de batalhas. Conforme o usuário participa de eventos, ganha experiência e sobe de nível.
Quem está começando no Pirate Nation ganha um pirata. Aos poucos, é possível comprar mais piratas para formar um grupo, assim como novas armas e navios maiores. O jogo é de mundo aberto, parecido com outros já consagrados, como os da série GTA.
No jogo de blockchain, o tempo é medido por uma barra de energia, consumida enquanto as missões são cumpridas e recarregada a cada 24 horas. O jogador vai evoluindo e alcançando vários níveis, até chegar ao nível negociável, em que ele pode comprar e vender ativos no jogo.
Criadores do jogo
Os criadores do jogo são o Proof of Play, uma empresa especializada em desenvolver games no ambiente blockchain. Uma das tecnologias utilizadas é a do espelhamento: enquanto são feitas negociações na camada 1, os jogos rodam na camada 2.
Entre os desenvolvedores de Pirate Nation, estão Balaji Srinivasan, ex-CTO de Coinbase, Diogo Mónica, Justin Kan, co-fundador do Twitch, Justin Waldron, co-fundador de Zynga, além de desenvolvedores da Electronic Arts, ActiVision, Google, Epic Games, Meta e Riot Games.
Moedas do jogo
O jogo conta com três moedas diferentes. Quando o jogador começa, recebe token MARK. À medida que ele evolui e chega ao nível de negociações, o token transforma-se em Pirate Gold, usado para comprar itens no game.
Outra moeda disponível é Gem, que tem um funcionamento diferente. Ela possibilita comprar habilidades no jogo no blockchain, como energia adicional e facilidade no cumprimento das missões. Com ela, também dá para participar de eventos especiais.
A criptomoeda oficial do jogo é PIRATE. Com ela, o participante pode comprar Gem, desbloquear habilidades e outras variações. Como toda criptomoeda, PIRATE pode ser negociada fora do game, participar de staking e trocas com outros tokens, por exemplo.
Token PIRATE
Por rodar no Ethereum, o PIRATE token foi desenvolvido no protocolo ERC-20. A ideia dos desenvolvedores é fazer com que ele recompense o jogador por cumprir missões, vencer batalhas, aumentar o grupo de piratas e demais ações.
A disponibilidade total do token é de 1 bilhão de unidades. Quase 50% delas serão destinadas para a comunidade de Pirate Nation, 11,75% vão para investidores, 13,25% para o ecossistema do jogo e 28% serão destinados para o time de desenvolvedores.
Outro detalhe do jogo são os NFTs, itens compráveis para ajudar nas missões dos piratas, como adquirir outros piratas, navios e armas. Existe até um marketplace no qual itens especiais de colecionador podem ser negociados.
Saiba mais sobre criptomoedas
O jogo Pirate Nation é inovador por rodar totalmente on-chain, 100% na Web 3.0. A moeda PIRATE é usada tanto no game quanto no mundo das negociações. Para saber mais sobre essa e outras dezenas de coins, entre no site da NovaDAX, faça seu cadastro e diversifique seus investimentos!