Surgida em 2017, a Polygon foi uma das primeiras soluções de segunda camada para resolver a sobrecarga na rede Ethereum. Ao deixar as transações para serem feitas na layer 2, o tráfego na mainnet se torna mais fluido, sem comprometer a segurança da blockchain.
Na Web3, à medida que mais e mais transações acontecem simultaneamente, as chamadas taxas de gás se tornam mais caras. Isso desestimula o uso para a maior parte dos usuários, já que o valor da taxa pode ser maior que o da negociação em si. É onde entram as redes de segunda camada.
Definição da moeda
Os indianos Jaynti Kanani, Sandeep Nailwal e Anurag Arjun fundaram a Polygon Labs em 2017, e lançaram a chamada Matic Network. A ideia da rede já era a de aumentar a escalabilidade das transações feitas dentro da blockchain Ethereum.
Porém, ela não se resume a ser um rollup da Ethereum, já que tem várias soluções de segunda camada e escalabilidade para a chain de Vitalik Buterin. Assim, Polygon, nome da plataforma, que significa “muitos lados”, do grego, faz mais sentido à rede: um guarda-chuva de aplicações dentro da blockchain.
O nome pode ter mudado, mas o ticker (símbolo) da moeda permaneceu como MATIC por mais de 4 anos. Até que, em setembro de 2024, a Polygon migrou de MATIC para POL, em um rebranding relacionado ao lançamento da sua versão 2.0. O Polygon token é de governança, o que dá direito a voto nas assembleias da comunidade, além de poder ser utilizado em staking e usado como forma de pagamento dentro da plataforma.
Curiosidades
Jaynti Kanani, Sandeep Nailwal e Anurag Arjun são considerados os primeiros bilionários de criptomoedas da Índia, e já participaram ativamente do desenvolvimento de aplicações da Ethereum. Mihailo Bjelic se juntou ao grupo em 2021, quando a Matic Network mudou o nome para Polygon.
Tokenomics da moeda
Com 10.2 bilhões de unidades da Polygon coin, o token passou a adotar um modelo de inflação de 2% ao ano nos primeiros 10 anos, que depois passará para 1%, visando fornecer incentivos para os validadores e stakers, em um modelo semelhante ao token ETH.
A distribuição da moeda mantém a proporção do antigo token MATIC, com 23,33% destinados ao ecossistema; 21,86% para a fundação; 12% às operações da rede; 16% para a equipe; 19% para venda inicial; 3,8% para venda privada; e 4% para consultores.
Com a implementação da taxa de emissão anual, até o ano de 2034, o token POL terá uma inflação de 2% ao ano, sendo 1% destinado a validadores que participam da segurança da rede, e 1% para o tesouro da comunidade, visando apoiar iniciativas para desenvolvimento do ecossistema da Polygon.
Há aproximadamente 7.2 bilhões de tokens em circulação, e os 3 bilhões restantes serão distribuídos aos poucos, como recompensas de staking. O POL, como vimos, é usado para pagamento de taxas de gás e como token de governança. Por rodar na Ethereum, é um token de padrão ERC-20.
Funcionamento da plataforma em que a moeda é usada
A Polygon vai além de ser um rollup para aumentar a escalabilidade das transações na Ethereum, que pode chegar a 65 mil por segundo , cobrando um valor muito menor que a Ethereum — e a plataforma da moeda POL traz ainda mais soluções para esta rede.
A plataforma conta com uma SDK (software development kit), uma “caixa de ferramentas” para desenvolvedores criarem dApps compatíveis com Ethereum; a Plasma chain, que conecta ativos no Ethereum à rede da Polygon; e mais soluções rollup, incluindo uma de zero knowledge e outra para transações privadas.
Os nodes da rede apostam tokens POL para validar as transações e ganham recompensas por isso (o protocolo de consenso PoS). É possível também delegar tokens para outros usuários serem validadores, ganhando parte das recompensas em Polygon.
Ferramentas para acompanhar a cotação da moeda pela NovaDAX
A moeda da Polygon está disponível na NovaDAX, e também dá para acompanhar sua valorização com gráficos atualizados em tempo real. Assim, você consegue ver os altos e baixos desta e de outras coins.
Uma das ferramentas que ajudam nesse processo é o gráfico de velas, ou candlestick, que usa símbolos para mostrar as tendências de valorização dos ativos virtuais. Ele também mostra os preços de abertura e fechamento dentro de um determinado período.
Vantagens de investir na NovaDAX
Invista na moeda da Polygon e em outras criptos na NovaDAX! A exchange é uma das maiores do Brasil e tem as melhores taxas da América Latina. Além disso, tem certificados de segurança SSL A+, login seguro e autenticação em duas etapas, garantindo ainda mais segurança na navegação pelo site ou pelo app do celular.
Conte com a experiência da exchange para diversificar sua carteira de investimentos. Acesse o site da NovaDAX, faça seu cadastro e monte sua cesta de criptomoedas para aproveitar os melhores rendimentos!