A moeda Pepe Fork (PORK) vem do token PEPE, representado pelo sapo que é uma das sensações do mundo digital. Diferente da cor verde do mascote de inspiração, a versão mais nova adotou o rosa. O lançamento em janeiro deste ano foi um sucesso, assim como o da moeda-mãe.
Quando uma moeda ou um blockchain surge com base em outro, acontece o fork. A fork coin PORK roda em chains e exchanges diferentes. Ela usa a base de programação original de PEPE, mas com algumas modificações.
Surgimento de forks
A comunidade cripto é bastante ativa e contribui muito com novas ideias para aprimorar o sistema ou trazer novas funcionalidades. Quando implementadas, tais sugestões podem trazer mudanças significativas na gestão e no funcionamento do sistema, o que é conhecido como fork (garfo, em inglês).
Assim como o garfo tem vários dentes, fork é uma divisão ou uma bifurcação na rede na qual a criptomoeda ou o blockchain funciona. Se a modificação for leve, com algumas novidades, sem comprometer o funcionamento do sistema, trata-se de um soft fork.
Quando as mudanças são tão significativas que geram uma nova versão do sistema, acontece o hard fork, que é o caso de Pepe Fork. Mais que apenas uma inspiração no token PEPE, a moeda tornou-se independente.
Divisão de Pepe Fork
Houve desentendimentos entre os membros mais ativos da comunidade original de PEPE, com rumores e acusações de falta de transparência e má gestão. Porém, como a meme coin do sapo é bastante carismática, o fork restaurou a confiança dos usuários.
Essa não é a única moeda que surgiu de PEPE: Trans Pepe tem como objetivo empoderar a comunidade de pessoas trans, Pepe Cash é voltada para a monetização de obras de arte e Pepe BRC funciona no protocolo BRC-20.
Reação do público
Levado pelo sucesso de PEPE, o lançamento da meme coin PORK gerou capitalização de US$ 200 milhões logo no primeiro dia. Das 420 trilhões de unidades, 15% estão concentradas em 10 usuários. Os implementadores do token detêm 20%.
Isso levantou suspeitas. Os membros da moeda original acusaram os criadores de criar um esquema de pirâmide financeira, ao divulgar um projeto novo sem nenhuma forma de lastro ou confiança da comunidade cripto.
PEPE desvalorizou após o sucesso inicial, mas se recuperou. Os tokens vendidos na segunda pré-venda já esgotaram. Um dos impulsionadores do fork é o criador de Pepe, o desenhista Matt Furie.
História do sapo Pepe
Matt Furie lançou a história em quadrinhos Boy’s Club com vários personagens, incluindo o sapo Pepe. Ele virou o símbolo do fork token PORK por causa da frase "feels good man", que significa "é bom, cara", dita em uma das cenas.
Esse momento de Pepe tornou-se tão popular que se transformou em meme, foi usado em campanhas políticas nos Estados Unidos e acabou indo parar no mundo cripto, como um ativo digital negociado em exchanges descentralizadas.
Saiba mais sobre criptomoedas
Pepe Fork acompanhou o sucesso de Pepe e transformou-se em um ativo digital de interesse. No blog da NovaDAX, você fica por dentro das novidades sobre criptomoedas, blockchains e dicas de investimentos. Acesse e conheça mais sobre o mundo dos ativos digitais!