Satoshi corresponde à menor unidade registrada do Bitcoin, ou seja, a uma fração da moeda. Cada SATS equivale a 0,00000001 BTC. O nome remete ao suposto autor da criptomoeda mais famosa do mundo, Satoshi Nakamoto.
Para ficar mais simples de entender o funcionamento de Satoshi, imagine que um BTC corresponde a um real e um SATS a um centavo (a fração de um real).
A criptomoeda SATS é uma memecoin criada no blockchain do Bitcoin, utilizando o protocolo Ordinals. Ela tem várias aplicações no universo digital e real.
Trata-se de um token BRC-20 com suprimento limitado, com um teto de 21 milhões de unidades emitidas. No entanto, como qualquer criptomoeda, tem capacidade de divisão ilimitada.
O que são tokens BRC-20?
Para entender plenamente o funcionamento de Satoshi (SATS), é preciso compreender o conceito de tokens BRC-20. Trata-se de um padrão experimental que se baseia no protocolo ERC-20 da rede Ethereum, mas no blockchain do Bitcoin.
O padrão BRC-20 permite a criação de tokens fungíveis, que podem ser negociados por outros idênticos pelo protocolo Ordinals. Ele é notadamente mais simples e não usa smart contracts para a mineração de criptomoedas.
O que é o protocolo Ordinals?
Ordinals é um protocolo criado em 2022 por Casey Rodarmor. O objetivo é permitir que desenvolvedores atribuam características ou arquivos a cada criptomoeda no blockchain, em um processo denominado inscrição.
Funciona assim: o protocolo confere um número sequencial para cada Satoshi gerado na rede. A partir disso, os desenvolvedores inscrevem informações adicionais no token, que podem ser vídeos, imagens ou textos.
Essas inscrições extras são realizadas por meio de um código JSON (Javascript Object Notation). Elas atribuem funções executáveis que possibilitam descrever o token ou executar alguma ação na cadeia, por exemplo, transações entre usuários e pagamento de taxas.
Como o fracionamento do Bitcoin é realizado?
O token SATS permite que os investidores negociem pequenas frações de Bitcoin, em vez da moeda inteira. Essas pequenas partes podem ser usadas para fazer pagamentos.
Essa possibilidade confere mais utilidade à moeda, já que a cotação elevada de uma unidade de BTC desencoraja os investidores a pagar por produtos ou serviços usando o ativo. Isso também torna o token mais acessível.
Além de Satoshi, que é a mais conhecida, existem outras frações do Bitcoin: Milibitcoin, que corresponde a 0,001 BTC, e Microbitcoin, que equivale a 0,000001 BTC. Porém, Satoshi destaca-se por ser a menor unidade fracionária atual.
Acompanhe a cotação de SATS em tempo real
É muito simples acompanhar a cotação do token SATS em tempo real. Basta ficar de olho nos gráficos disponibilizados na plataforma da NovaDAX. Neles, é possível monitorar as movimentações no mercado e o desempenho das principais criptomoedas com facilidade para fazer negociações mais inteligentes.
O token já está listado na NovaDAX. Além de gráficos exclusivos, atualizados em tempo real, a exchange oferece uma série de outras funcionalidades, ferramentas e recursos que facilitam a rotina dos investidores.
Entre os diferenciais, estão: melhores taxas para o Brasil e para a América Latina, suporte ágil e eficiente e portfólio que já reúne mais de 300 criptomoedas promissoras.
Invista em SATS na NovaDAX
A NovaDAX é a melhor opção quando o assunto é exchange de criptomoedas. Afinal, a plataforma oferece negociações intuitivas, acessíveis e completamente seguras. Por isso, é a mais indicada para investidores iniciantes e experientes.
Invista em SATS e outras criptomoedas com enorme potencial de valorização no futuro. Abra sua conta gratuita na NovaDAX e comece a explorar o lucrativo mercado de criptomoedas.