Sushi Swap é uma das corretoras descentralizadas e mais conhecidas do mundo das criptomoedas. A exchange tem token e sistema de mercado automatizado de negociações.
Por ser uma DEX, ela funciona com contratos inteligentes. O token nativo SUSHI foi criado no protocolo ERC-20, já que roda em Ethereum. Outro produto disponível para os usuários é um streaming automatizado de pagamentos e aquisição de tokens.
História de SushiSwap
Sushi Swap surgiu em 2020, com fundadores conhecidos apenas pelos pseudônimos de Chef Nomi e 0xMaki. A plataforma é um fork (modificação do projeto original) de Uniswap — o que gerou polêmica.
No começo, ela foi acusada de usar um método apelidado de “ataque de vampiros”, pois incentivava os provedores de liquidez a apostarem em Uniswap e, como recompensa, distribuía SUSHI token com alto rendimento.
Chef Nomi chegou a vender todo o montante que tinha de SUSHI coin, alcançando US$ 14 milhões. Como ele era o único beneficiário até então, o valor do token teve uma queda drástica de 50%. Para torná-lo mais conhecido, os desenvolvedores fizeram um airdrop, distribuindo-o de graça. Hoje, são 250 milhões de tokens.
Para evitar a fuga dos investidores da plataforma, pouco tempo depois, Chef Nomi pediu desculpas aos usuários. Ele devolveu o valor adquirido com os pools de liquidez da criptomoeda e direcionou o controle ao chefe da empresa Alameda Research, o empresário Sam Bankman-Fried da OpenAI, que criou o ChatGPT.
Tokenomics
O token SUSHI é de governança, ou seja, ele possibilita poder de voto em decisões na plataforma, para atualização ou melhorias de segurança. Os detentores também podem participar de propostas enviadas pela comunidade.
Sushi Swap funciona como pool de liquidez aos usuários. Cada vez que pares de moeda são aplicados, o investidor vira um provedor de liquidez, garantindo a chance de trade. A recompensa é o token SUSHI e uma porcentagem da negociação.
SushiXSwap: solução AMM
Automated market maker (AMM) é um robô que cota o preço entre dois ativos, de forma automática e pré-programada, para a busca ser feita de forma rápida e precisa. O sistema de Sushi Swap tem o próprio nome: SushiXSwap.
A partir disso, os usuários da plataforma podem movimentar os próprios fundos, sem sair do chain para fazer a negociação, muito menos de outras instituições para fazer os trâmites — bem ao estilo das finanças descentralizadas (DeFis).
Além disso, dá para trocar tokens entre as redes Ethereum, Optimism, Arbitrum, Fantom, Binance Chain, Avalanche e Polygon. Outra vantagem é a compatibilidade com várias soluções de escalabilidade de layer 2, entre elas, rollups Arbitrum e Optimism.
Pagamentos automatizados
A plataforma automatizada de streaming de pagamentos da corretora Sushi Swap chama Furo. Ela permite que os usuários façam pagamentos para outras carteiras digitais, tanto para pessoas físicas quanto para organizações autônomas descentralizadas (DAOs) e outras entidades.
Esse streaming é multi-chain, funcionando em várias plataformas diferentes. Ele é construído em BentoBox, um smart contract que funciona como cofre para todo o ambiente de Sushi Swap. Quem guarda os tokens ali também gera rendimentos.
Saiba mais sobre criptomoedas
No blog da NovaDAX, você aprende sobre Sushi Swap e outras plataformas. Lá, você pode acompanhar as novidades das criptomoedas e dos blockchains. Use as dicas de investimentos para tomar as melhores decisões sobre onde aplicar seus recursos. Acesse e confira já!