As negociações em blockchain são frequentes e populares, mas podem trazer um problema: o congestionamento da rede. Isso causa lentidão na validação e na criação de novos blocos. Para resolver isso, surgem os rollups. Um deles é o sistema do TAIKO token.
Os rollups são como compactadores de arquivos: eles validam as negociações de Ethereum em outra camada do blockchain e registram o resultado final na mainnet. Isso reduz o tempo de processamento dos dados e o custo final por transação.
Zero-knowledge rollups
O conceito de conhecimento zero (zero-knowledge) está mais conhecido entre os entusiastas de criptomoedas. Os rollups que usam esse sistema confirmam que determinada informação é verdadeira sem a revelar. Isso protege dados sensíveis, como dados pessoais e transacionais.
Funciona da seguinte forma: no protocolo do TAIKO token, uma das partes dá uma espécie de prova matemática que somente ela pode criar. O verificador usa essa prova para atestar se a informação é verdadeira, mas ele não tem acesso aos dados originais.
Em um comparativo destes dApps com o mundo real, é como se você quisesse vender a chave que abre uma porta com pagamento adiantado. O comprador quer ter certeza de que vai adquirir a chave certa. Para isso, ele espera você abrir a porta com a chave.
Compatibilidade com Ethereum
A plataforma usa zkEVM (zero-knowledge Ethereum Virtual Machine), o que significa que ela é totalmente compatível com o blockchain. As negociações realizadas na mainnet podem ser transferidas para o rollup e registradas no final do processo.
Por funcionar no Ethereum, tudo é intermediado por smart contracts. As transações podem ser testadas e validadas por uma série de sistemas multiprovas, que envolvem vários validadores. Dessa forma, as criações de blocos e demais negociações são feitas em ambiente seguro e confiável.
Esse ecossistema é open-source. Por conta disso, os usuários podem ter a certeza de que tudo é feito com transparência. Para os desenvolvedores, isso representa uma oportunidade para sugerir melhorias e aprimoramentos na plataforma.
Governança via DAO
A governança de todo o sistema do TAIKO token é feita pela Taiko DAO. Ela supervisiona o andamento das transações, das atualizações dos protocolos usados, dos ajustes e das demais decisões. Os detentores do ativo fazem esse gerenciamento.
A DAO conta com o suporte de Taiko Labs, parte responsável pela pesquisa de aprimoramentos para o ecossistema. Também tem o apoio de Treasury, que faz a tesouraria do protocolo, Foundation, que faz o desenvolvimento, e Security Council, que supervisiona todo o serviço.
Taiko Bridge
O sistema possui uma espécie de cross-chain, negociações entre redes, com a Taiko Bridge. Usando carteiras digitais conectadas a testnets (simuladores de Ethereum) de Holesky ou Hekla, dá para trazer tokens de outras chains para o Ethereum por meio desse recurso.
TAIKO token
Um dos usos do TAIKO token é a governança do sistema na DAO. As pessoas que possuem a coin têm poder de voto em assembleias, processos de tomadas de decisão sobre melhorias e aprimoramentos da plataforma.
A TAIKO coin também é usada para pagar as taxas de transação na rede. É uma alternativa econômica para quem realiza transações no Ethereum, tanto pelo rollup quanto pelo valor do token. Por conta disso, a adoção da moeda é ainda maior, criando um sistema sustentável.
Saiba mais sobre criptomoedas
O TAIKO token faz parte de um sistema rollup que facilita as transações no Ethereum com taxas menores de gás. Para saber mais sobre outras criptomoedas, continue no site da NovaDAX e expanda seu portfólio de investimento.