Wen surgiu da ideia de fracionar um poema em partes, transformá-lo em tokens e comercializá-lo no blockchain. Para os desenvolvedores, o projeto é o primeiro a basear um token em frações de NFT e negociá-los normalmente no sistema Solana.
O poema A Love Letter to Wen Bros (Uma Carta de Amor aos Irmãos Wen) representa a cultura Wen (redução da palavra "when", que significa "quando") e expressa o sentimento de antecipação pelo futuro. A comunidade tem uma ligação bastante forte com a Web3.
Cultura Wen
A comunidade do projeto expressa os anseios da cultura Wen, um fenômeno que surgiu na internet. Ela reflete bastante as expectativas dos usuários, geralmente, pessoas mais jovens e antenadas às novidades, especialmente ao mundo das criptomoedas.
Por significar "quando", a palavra "wen" faz todo o sentido na comunidade. Afinal, os membros estão sempre esperando por novidades: quando novas redes serão lançadas, quando a cotação da coin vai subir e quando as novidades da plataforma serão reveladas.
As pessoas integradas a essa cultura compartilham conhecimentos e expectativas tanto sobre o WEN token quanto o ecossistema em que ele roda. Caso haja atrasos, os usuários ficam frustrados e demonstram impaciência.
Poema dividido em tokens
O poema A Love Letter to Wen Bros foi redigido por @weremeow na rede social X e fez bastante sucesso na comunidade. Por conta da boa receptividade, o usuário decidiu dividir a obra em um trilhão de partes, cada uma sendo um token individual.
Segundo o autor, essa é uma forma de compartilhar o texto entre os participantes dessa cultura. Ele afirma que essa é a primeira moeda comunitária no blockchain. A negociação de tokens entre os membros e as pessoas fora do grupo ajudaria a manter a comunidade unida.
O token que usa NFT fracionário é considerado o primeiro desse sistema. Até então, os tokens não fungíveis eram únicos e exclusivos. Essa divisão se tornou realidade com a tecnologia OvolsNFT. Cada token é uma parte do poema original.
Token WEN
No lançamento de WEN, os desenvolvedores alocaram 70% do total de 1 trilhão de tokens para 1 milhão de carteiras de usuários ativos do sistema Jupiter e colecionadores de NFTs. Cada um recebeu exatamente 643.652 tokens.
Os desenvolvedores propuseram a fazer queimas de tokens que não forem reivindicados, ou seja, indevidamente registrados nas carteiras digitais. Isso evita grandes flutuações de valor da moeda.
Jupiter Launchpad
Para o token ficar conhecido no mundo cripto, o projeto usou Jupiter Launchpad, uma das tecnologias de Solana. A plataforma de lançamento tem um sistema inovador com uma forma de gerenciar a liquidez da chain.
A plataforma de lançamento ajuda novas moedas a ficarem conhecidas em uma rede, além de auxiliar os investidores a descobrir boas oportunidades, com bons retornos e recompensas. Ela tem o próprio agregador de DEX em Solana, que procura pelas melhores cotações de tokens.
Na DeFi da Jupiter Launchpad, a moeda da cultura Wen foi a precursora do lançamento do token JUP, que aconteceu em janeiro de 2024. Ele é usado como staking, pagamento de taxas e recebimento de recompensas.
Saiba mais sobre criptomoedas
O projeto Wen é interessante por estar atrelado a uma comunidade bastante ativa. Para acompanhar as novidades do mundo cripto, acesse o site da NovaDAX. Confira lançamentos de moedas, blockchains e dicas de investimentos.