Quem acompanha as redes sociais deve ter visto que o magnata Elon Musk comprou o Twitter, alterando o nome para X. Essa é uma característica dele, que parece gostar da letra. Inspirado em um tweet de Musk, um grupo de desenvolvedores criou a XCOIN.
Essa é mais uma memecoin, seguindo os exemplos de outras moedas digitais, como DOGE, SHIB e FLOKI. Todas surgem de forma independente e se inspiram em memes da internet. Em muitos casos, a fama do meme torna o ativo mais conhecido, com uma comunidade de apoio bastante engajada.
Objetivo da XCOIN
O X token propõe a criação de um ambiente descentralizado para a comunidade apoiadora fazer negociações e interagir. Os desenvolvedores usam a ideia do X como conceito de desconhecido, que pode e deve ser explorado para descobrir novas potencialidades.
A tecnologia blockchain torna isso possível: ao ter milhares de detentores que negociam o tempo todo, de forma descentralizada, sem a presença de intermediários, o token (e a rede) procura trazer novidades para o sistema financeiro, em uma plataforma mais transparente e segura.
XPass
Para fazer parte da rede da XCOIN, os membros precisam ter um NFT chamado X-Pass, símbolo da comunidade. Ele significa esse espírito de explorar novas fronteiras. Na X-Platform, todos ficam por dentro das novidades e podem participar das decisões.
A rede X traz oportunidades tanto para quem está começando no mundo das criptomoedas quanto para quem já é experiente: dá para fazer reuniões com os membros, votações para decidir melhorias na plataforma, ver lançamentos de outros produtos e até novas exchanges que vão disponibilizar a moeda.
Características da rede X
Uma das características da rede X é a integração das funcionalidades do NFT. Nela, os membros podem criar e vender tokens não fungíveis exclusivos, o que gera movimentação na comunidade.
Além disso, usando como inspiração as ações virais de marketing de Elon Musk, dono do antigo Twitter, os usuários engajados divulgam a moeda para além da comunidade, atraindo interesse e mais usuários para movimentar o sistema.
A segurança não é deixada de lado, considerada um fator crucial para quem quer investir em memecoins como a XCOIN. Periodicamente, auditorias e revisões de código são feitas para identificar falhas e deixar o ecossistema cada vez mais à prova de fraudes.
Tokenomics
Estão disponíveis 1 bilhão de unidades de XCOIN. A liquidez dela é de um ano, ou seja: em staking, para render ou apostar, ela fica "presa" por um ano, rendendo nesse período.
Além disso, a XCOIN é deflacionária: de tempos em tempos, parte dela é queimada para diminuir a emissão de tokens e manter a valorização. A moeda é elaborada no protocolo ERC-20, considerado padrão para a criação de coins.
Na plataforma, há a cobrança de uma espécie de tributo, com o objetivo de manter o sistema ativo e em funcionamento, além de garantir a liquidez do projeto e a recompra da moeda.
Saiba mais sobre criptomoedas
No blog da NovaDAX, você acompanha mais novidades sobre a XCOIN e outras moedas digitais, além de ficar por dentro do que acontece nos blockchains, com acesso às dicas de investimentos. O conteúdo completo ajuda a tomar as melhores decisões no mundo financeiro e cripto!