Os empréstimos de criptomoedas estão tornando-se mais comuns entre os usuários dos blockchains. Porém, os tokens derivados de outros colocados como garantias ainda enfrentam certa dificuldade nesse mercado. Para solucionar isso, surgiu a plataforma ZeroLend.
A rede atende quem precisa tomar empréstimos de criptomoedas, ativos do mundo real e tokens derivados de moedas depositadas em staking. As transações são feitas com segurança, em um protocolo de conhecimento zero (Zero-Knowledge Protocol).
Empréstimos de criptomoedas
Os empréstimos de moedas no blockchain envolvem deixar uma quantia de garantia, em algum dApp especializado, retirando a quantidade desejada. Assim, dá para pegar emprestado ETH, BTC e SOL, por exemplo.
A plataforma ZeroLend permite que os usuários depositem liquid re-staking tokens (LRTs) como garantia dos empréstimos. Eles são criados quando os usuários deixam moedas em staking em outras plataformas. Isso aumenta a liquidez das chains e as possibilidades de fazer mais transações.
A rede também permite o depósito para liquidez e o empréstimo de real world assets (RWAs), ativos do mundo real. Eles são lastreados em ativos existentes, como imóveis, commodities, obras de arte, ações de empresas e direitos autorais.
Protocolo zkSync
O protocolo zkSync foi um dos primeiros de camada 2 criados para resolver a escalabilidade do Ethereum, que usa a tecnologia de conhecimento zero. O conceito é simples: nenhum dos participantes da transação (quem recebe e quem fornece) são conhecidos.
Os dados ficam ocultos para ambos os lados — daí o conhecimento zero. Isso aumenta bastante a segurança da operação. Apenas o resultado final da operação é conhecido. As informações permanecem em sigilo em DeFi.
Esse protocolo também funciona como um rollup, uma espécie de compactador de arquivos que condensa os dados das transações no blockchain. Apenas o resultado final fica registrado na camada 1, o que contribui para o aumento da escalabilidade.
Abstração de contas
Outra vantagem da plataforma ZeroLend é a abstração de contas (account abstraction) no Ethereum. Basicamente, ela facilita o acesso às carteiras digitais, permitindo a fusão de contas públicas e privadas do usuário com a conta de contrato.
Atualmente, as seed phrases (frases de recuperação) das carteiras digitais são pessoais e intransferíveis. Elas devem ser escritas e guardadas em locais seguros. O problema é que, caso o usuário perca essas cópias, não consegue acessar as carteiras.
Para solucionar isso, a tecnologia de abstração de contas aumenta o acesso de mais pessoas ao mundo das criptomoedas, que entram nas carteiras digitais com menos processos ou acessam os dApps no blockchain com mais rapidez, segurança e facilidade.
Token ZEROLEND
O ZERO token é nativo da plataforma, usado para pagar as taxas de transação. Ele vem com hyperchains: redes escaláveis e interoperáveis em várias plataformas, tanto em primeira quanto em segunda camada, permitindo aumentar a quantidade de transações.
Além disso, o token da plataforma ZeroLend é de governança, concedendo poder de voto em decisões da comunidade para a implementação de melhorias e aprimoramentos.
Saiba mais sobre criptomoedas
A ideia da plataforma ZeroLend aumenta as oportunidades de negociação e empréstimo de criptomoedas. Para investir em ZEROLEND e dezenas de outros ativos, acesse o site da NovaDAX.