O Gearbox Protocol permite investir em criptomoedas mesmo sem ter a quantidade necessária no momento, precisando de um aporte para aumentar as chances de ganhos. A plataforma une quem quer rendimento passivo e quem procura mais exposição aos ativos.
Mesmo sem ter o dinheiro necessário, dá para investir contando com empréstimos. Esse tipo de recurso adicional funciona como uma alavanca para facilitar o processo — daí o nome de alavancagem financeira.
Alavancagem de criptomoedas
A alavancagem financeira é bastante comum no dia a dia dos mercados. Por um lado, ela aumenta as chances de retornos significativos no futuro. Por outro lado, também aumenta o risco de falências caso o investimento não seja bem-sucedido.
Com o Gearbox Protocol, quem quer ter rendimentos passivos com criptomoedas pode bloqueá-las e emprestá-las para quem quer fazer alavancagem em finanças descentralizadas, para comprar NFTs ou RWAs (ativos ponderados por risco).
O que é Gearbox Protocol?
A plataforma funciona tanto para provedores de liquidez (que deixam ativos digitais bloqueados para empréstimo de criptomoedas) quanto para quem faz alavancagem (que usa as moedas emprestadas para investir).
Ao deixar os tokens disponíveis para empréstimos, os provedores são remunerados.
Para quem faz alavancagem, a plataforma oferece os tokens necessários e a possibilidade de usá-los em várias outras redes DeFi (finanças descentralizadas) compatíveis.
Com o Gearbox, o usuário tem total controle sobre os ativos bloqueados. Ele não cobra taxas de custódia, como acontece em investimentos de alavancagem do tipo. Também não há interferências de terceiros sobre o processo, já que prioriza a descentralização.
Provedores de liquidez
O Gearbox Protocol serve para quem não quer gerenciar as posições ativamente, apenas conseguir recompensas de maneira passiva, em um movimento de menor risco. Os provedores de liquidez liberam as criptos para empréstimo e recebem dois tipos de rendimentos: percentual anual (APY) e passivo (uma espécie de juros) com o mesmo ativo.
Alavancagem de ativos
Quem investe com o empréstimo faz alavancagem de ativos. Esse tipo de usuário pode ser comerciante ou minerador de criptomoedas. Chamados de ninjas, eles gerenciam os próprios riscos e podem controlar as moedas que estão negociando pela plataforma.
Os smart contracts são usados para formalizar a cessão de ativos digitais para liquidez na plataforma, assim como o processo de tomada de empréstimo por parte dos ninjas.
Com tudo determinado e programado, os pagamentos e as negociações ficam registrados em contas de crédito. Os ativos ficam nessas contas, como se fossem carteiras automatizadas DeFi.
Token GEAR
O Gearbox token (GEAR) foi desenvolvido no protocolo ERC-20 para funcionar no blockchain Ethereum. Ele é um ativo de governança: os detentores têm direito a voto em discussões sobre processos de melhoria no sistema.
Como investir em criptos
Se você quer investir no token do Gearbox Protocol, precisa ter conta em uma exchange, como a NovaDAX. O processo de compra é igual ao de outros criptoativos: você procura pela moeda digital e seleciona a quantidade desejada. É possível mantê-la na carteira digital ou na conta da plataforma.
Saiba mais sobre criptomoedas
Além de saber sobre o Gearbox Protocol, na NovaDAX, você acompanha as novidades do mundo das criptomoedas e dos investimentos. Acesse o blog e fique por dentro!