Orderly Network é um protocolo que integra a liquidez de diferentes blockchains em um livro de ordens. Ele usa o conceito unificado, no qual o usuário faz pedidos de compra ou venda de criptomoedas (com preços máximos e mínimos).
Isso é possível pela rede de camada zero, sobre a qual as demais redes podem ser construídas. Ela conecta diversas blockchains, independentemente do tipo. Com um livro de ordens unificado, fica fácil buscar as melhores oportunidades.
Definição da moeda
O protocolo foi criado em 2021 pelos chineses Ran Yi e Terence Ng, que já acumulavam experiência em finanças tradicionais e negociações com criptomoedas. Ele funciona em Near Protocol, uma chain de camada um, especializada na criação de dApps na Web3.
O ORDER token é de governança, ou seja, os detentores têm poder de voto em decisões de melhorias na plataforma. Também dá para fazer staking e ser recompensado ao deixá-lo bloqueado no sistema.
O nome do token não é à toa: um dos significados de "order" é "pedido". Ao funcionar como uma plataforma que reúne os pedidos em um só livro de ordens, Orderly Network facilita a procura por ativos digitais em várias chains.
Curiosidades
Ran Yi trabalhava no mercado financeiro na crise de 2008, quando grandes bancos norte-americanos decretaram falência pelo mundo. Nesse ano, surgiram o Bitcoin e o conceito de blockchain, que chamou a atenção para uma nova oportunidade de investimento.
Tokenomics de ORDER
O fornecimento máximo de ORDER da Orderly Network é de 1 bilhão de unidades. Do total, 55% vão para a comunidade da plataforma, 15% vão para investidores estratégicos, 20% para conselheiros e equipe de desenvolvimento, e 10% para a fundação, que inclui marketing, parcerias e liquidez.
O airdrop do token correspondeu a 13,3% do fornecimento total e foi destinado a usuários que já interagiam com o protocolo. Entre eles, estão os primeiros usuários da plataforma e os que já usavam Near Protocol.
ORDER é apresentado em dois formatos: ERC-20 em Ethereum e OFT (omnichain fungible token), que funciona em outras blockchains de padrão LayerZero de camada zero.
Funcionamento da plataforma
Na plataforma de Orderly Network, os desenvolvedores podem criar dApps para negociar futuros perpétuos e ativos digitais. Ela não tem front-end, ou seja, não possui uma interface para usuários, mas permite criar apps.
A rede é permissionless (sem permissão). Qualquer usuário pode ser validador desde que atenda a alguns critérios predefinidos. Isso aumenta a quantidade de nodes e traz escalabilidade para o sistema, considerado uma inovação na Web3 pela descentralização.
Com o SDK da plataforma, os dApps criados têm mais flexibilidade para serem negociados entre várias chains. O livro de ordens é alimentado por vários market makers, que rastreiam as melhores oportunidades de compra e venda, mantendo a liquidez do sistema.
Ferramentas para acompanhar a cotação de ORDER pela NovaDAX
Você pode acompanhar a cotação do token da Orderly Network na NovaDAX por um sistema seguro, com gráficos atualizados em tempo real. Dá para escolher os períodos de variação das cotações, desde minuto a minuto até de mês em mês.
Uma das ferramentas que ajuda a visualizar as tendências de alta e baixa é o gráfico candlestick. Ele informa a valorização ou a desvalorização da moeda, assim como as inclinações para mais ou menos, o que ajuda a entender os movimentos do mercado.
Vantagens de investir na NovaDAX
Invista no token de Orderly Network e em demais criptomoedas na NovaDAX, uma das maiores exchanges do Brasil, com as melhores taxas para a América Latina. Diversifique seu portfólio e fique por dentro das últimas novidades dos ativos digitais.
Certificados de segurança SSL A+, login seguro e autenticação por dois fatores trazem mais proteção ao navegar pelo site ou pelo aplicativo. Aproveite para ampliar suas opções de investimentos e retornos financeiros: cadastre-se no site da NovaDAX!