Imagine uma tecnologia que facilita a criação de dApps para blockchains: essa é a ideia do ecossistema RSK Infrastructure Framework (RIF). Trata-se de uma verdadeira caixa de ferramentas para o desenvolvimento de aplicativos descentralizados seguros, escaláveis e que suportam grandes quantidades de transações.
A sigla representa Rootstock Infrastructure Framework. A organização desenvolveu a tecnologia dos dApps e outras muito importantes no mundo cripto, como smart contracts, carteiras digitais, serviços para nomes de domínio, rollups, protocolos de indexação e token próprio.
DApps sem complicação
Em RSK Infrastructure Framework Operational System, os desenvolvedores encontram ferramentas que facilitam a criação de dApps crosschain, que atuam em vários blockchains simultaneamente.
Os dApps são descentralizados e desempenham funções que variam desde transações financeiras até treinamentos, passando por entretenimento e redes sociais. Isso significa que eles são bastante semelhantes aos aplicativos tradicionais.
Smart contract para Bitcoin
Outro diferencial é que a plataforma de RIF é alimentada pela rede do Bitcoin. A partir disso, contratos inteligentes rodam ali para realizar pagamentos quase instantâneos e em grande quantidade, sem deixar a segurança de lado.
O blockchain RIF roda junto ao do Bitcoin, processo conhecido como merged-mining (mineração mesclada). Para minerar, são criados novos blocos nos dois ecossistemas. Isso é possível porque ambos funcionam com o protocolo Proof-of-Work (PoW).
Os mineradores são recompensados com Bitcoins e criam smart contracts para tornar as negociações mais seguras. Esse processo é chamado powpeg, conhecido como ponte. Ele liga as redes e permite a circulação de Bitcoin de forma livre e segura.
Outras funcionalidades
A tecnologia também proporciona ferramentas para a criação de várias funcionalidades em carteira digital. Dá para negociar muitos tipos de criptomoeda, bem como realizar e integrar diversos serviços de empréstimo, poupança e pagamentos usando as moedas digitais.
Outro serviço é RNS. Ele permite que os usuários tenham um domínio legível para identificar recursos como pagamento ou comunicação. Além disso, RIF tem o próprio rollup, desenvolvido pela zkRollup, que aceita tokens RBTC e ERC-20.
O pagamento com tokens ERC-20 traz mais flexibilidade para as transações, visto que aumenta o escopo de moedas aceitas na plataforma RIF. Ela usa os próprios ativos, em vez de separar um apenas para pagar as taxas.
Token RIF
O token RIF foi desenvolvido no protocolo ERC-677, que traz algumas vantagens em comparação com o ERC-20. Em uma negociação, em vez de dois contratos (um para aprovação e outro para a transferência do ativo), há apenas um (para a transferência), que serve para a aprovação e o envio, independentemente se o destinatário é uma carteira ou um contrato inteligente.
RIF é de utilidade. Isso significa que os detentores podem consumir os serviços da plataforma RSK Infrastructure Framework, os compatíveis com a arquitetura do ecossistema, criados por terceiros, e outras aplicações que aceitem RIFs como forma de pagamento.
Saiba mais sobre criptomoedas
O sistema RSK Infrastructure Framework (RIF) é bastante inovador por possibilitar a criação de dApps seguros e escaláveis. Para ficar por dentro do universo das moedas digitais, acesse o blog da NovaDAX!