A chain do Bitcoin ganhou uma série de ferramentas ao longo dos anos para tornar-se mais flexível às novidades, como NFTs, memecoins e protocolos. Runesterminal veio para expandir a capacidade da chain, com vários aprimoramentos.
O token RUNI é nativo do sistema. Ele dá acesso exclusivo a investimentos, poder de governança e incentivos. Para entender a extensão do uso, é necessário conhecer Runesterminal.
Detalhes de Runesterminal
O projeto surgiu em abril de 2024, derivado de Runes Protocol, criado para resolver uma lacuna do Bitcoin: a criação de tokens fungíveis, que podem ser trocados entre si. O protocolo permite a criação de memecoins, por exemplo.
Plataforma
Runesterminal roda em Bitcoin, com o propósito de trazer mais flexibilidade para ele. Afinal, em uma realidade em que memecoins surgem a todo momento e NFTs vieram para ficar, itens que não existem na chain, é necessário adaptar-se às novidades.
Desenvolvedor
O criador de Runesterminal é o alemão Patrick Hammel, que se formou na Baden-Württemberg Cooperative State University de Mannheim. Ele também tem um podcast chamado InTheMarket.
Usos
Runesterminal é uma verdadeira caixa de ferramentas para desenvolvedores que querem criar novas aplicações no blockchain Bitcoin. Entre elas, estão: o explorador de dados RunesScan, a base para lançamento de projetos RunesPad, o local para minerar RUNI RunesEtcher e o whitepaper RunesBook.
O Protocolo Runes é uma continuidade de Ordinals, que processa vários tokens de uma vez e evita as "sobras" das negociações no Bitcoin, chamadas UTXOs (Unspent Transaction Output), saídas de transação não gasta, que sobrecarregam a rede.
Ao "dividir" um BTC em satoshis (a menor unidade da cripto) e possibilitar a identificação individualizada, dá para criar e negociar os tokens não fungíveis. Essa versatilidade é um dos motivos que fizeram o mundo cripto olhar tanto para o protocolo quanto para a plataforma.
Tokenomics de RUNI
O suprimento total de RUNI é de 21 milhões de unidades. Embora seja negociada principalmente na chain do Bitcoin, a moeda também pode ser encontrada em Ethereum como uma wrapped coin (uma versão similar à original), funcionando nos padrões ERC-20. Quem a possui tem preferência em airdrops de novos ativos, aproveitando o momento de valorização dos lançamentos.
O percentual de distribuição é bastante dividido: 10% para os criadores, 5% para desenvolvimento, 1% para airdrop, 5% para parceiros, 4% para reserva, 18,75% para recompensas, 10% para liquidez, 37,75% para rodadas de lançamentos anteriores e 2,5% para Initial DEX Offering (IDO).
Ferramentas para acompanhar a cotação de RUNI pela NovaDAX
Acompanhar a cotação da moeda de Runesterminal pela NovaDAX é intuitivo. O usuário tem acesso a mais informações da coin e fica por dentro das novidades do mundo cripto.
Os gráficos de candle são atualizados em tempo real com a cotação das criptomoedas. Isso permite que os investidores acompanhem a valorização dos ativos digitais em vários períodos, de minuto a minuto ou de mês em mês.
Vantagens de investir na NovaDAX
Ao investir no token de Runesterminal na NovaDAX, você aproveita a estrutura de uma das maiores exchanges do Brasil com uma das melhores taxas de negociação para a América Latina.
A corretora de criptomoedas tem várias camadas de segurança, como Google Authenticator, autenticação em duas etapas e certificação SSL A+. As comunicações com os investidores acontecem com total transparência. O uso da plataforma é bastante prático e intuitivo.
Aproveite para diversificar seus investimentos em aplicações inovadoras. Faça seu cadastro no site da NovaDAX, escolha suas criptomoedas e obtenha os melhores rendimentos!