Saros chama a atenção pela amplitude de opções oferecidas aos usuários de criptomoedas. A plataforma oferece serviços financeiros no blockchain Solana, como empréstimos de criptomoedas, farming e sugestões de investimentos.
Lançada como um aplicativo DeFi, ela conta com várias funções, como carteira digital sem custódia, agregador DEX e sistema de identificação digital no blockchain. Também tem AMM (formador de mercado) integrado. Conheça mais sobre a rede.
Saros V1
A primeira versão da plataforma já veio com várias aplicações úteis em Solana. Uma delas é SaroSwap, que usa os formadores de mercado para ajudar os usuários a comprar e vender criptomoedas com base em Solana diretamente, sem intermediários.
O farming traz a oportunidade do usuário cripto ser um provedor de liquidez. O ambiente permite apostar tokens e receber recompensas por isso. Pelo staking da plataforma, também é possível ter rendimentos passivos. Ele é feito na arquitetura de Solana.
A DEX traz a aplicação SnapShot, que rastreia as posições de negociações do usuário no mercado de criptomoedas. Ela analisa as transações de ativos digitais e indica os melhores para aquisição naquele momento, servindo como um consultor no mundo cripto.
Saros V2
A rede Saros foi atualizada em 2024. Na V2, trouxe uma série de novidades. Uma delas é a introdução do Super App, que vai integrar os produtos anteriores a novos serviços. Ele interage com todo o sistema de Solana, permitindo fazer pagamentos com ativos digitais e stablecoins.
O Super App funciona como uma carteira digital sem custódia para quem precisa guardar criptomoedas. No futuro, vai integrar o SolanaPay, com pagamentos rápidos e seguros.
Uma novidade é o SarosID, que funciona como um documento de identidade no sistema. Com ele, os usuários podem interagir entre si, com segurança e de forma privada, sem correr o risco de ter os dados acessados por terceiros e usados de forma indevida.
ID com DePIN
O ID da plataforma tem uma funcionalidade DePIN (decentralized physical infrastructure networks). O protocolo rede de infraestrutura física descentralizada organiza e delega o controle da infraestrutura do sistema para a comunidade.
O sistema descentralizado tem várias vantagens, como a escalabilidade dos dados, já que muitos membros estão envolvidos no processo e, por conta disso, há redução de custos. Além disso, os protocolos são públicos e auditáveis, trazendo mais transparência à rede Saros.
Agregador descentralizado
A DEX da plataforma funciona como um agregador de exchanges descentralizadas no blockchain Solana e moedas compatíveis com o protocolo do chain. O usuário pode escolher os ativos digitais que oferecem as melhores oportunidades de negociação.
Token SAROS
O SAROS token foi lançado junto da V2 da plataforma. Ele será o token nativo para esse ecossistema. O usuário é recompensado com esse ativo em farmings, stakings e envolvimento com a comunidade. Os detentores terão acesso a recursos exclusivos.
Na Web3, os tokens nativos são destinados a diversos grupos de usuários. Entre os 10 bilhões de tokens da plataforma, 20% são para crescimento do ambiente, 10% para desenvolvimento, 5% para airdrop, 10% para provisão de liquidez, 15% para investidores privados e 20% para contribuidores.
Saiba mais sobre criptomoedas
A rede Saros é muito ampla e ajuda os usuários do blockchain Solana. Para acompanhar as novidades do mundo cripto, continue lendo o blog da NovaDAX. Fique por dentro de novos ativos digitais, DEX, blockchains e dicas de investimentos!