logo
Criptomoedas/yearn.finance

yearn.finance (YFI)

Yearn Finance é um conjunto de produtos em Finanças Descentralizadas (DeFi) que oferece agregação de empréstimos, geração de rendimento e seguros na blockchain Ethereum. O protocolo é mantido por vários desenvolvedores independentes e é governado pelos detentores de YFI.

Começou como um projeto de paixão de Andre Cronje para automatizar o processo de alternância de capital entre plataformas de empréstimo em busca do melhor rendimento oferecido, já que o rendimento de empréstimo é uma taxa flutuante, em vez de uma taxa fixa. Os fundos são transferidos automaticamente entre dYdX, AAVE e Compound à medida que as taxas de juros mudam entre esses protocolos.

O serviço oferecido inclui os principais tokens em USD, como DAI, USDT, USDC e TUSD. Por exemplo, se um usuário deposita DAI no yearn.finance, o usuário receberá o token yDAI em troca, que é um token DAI que gera rendimento.

Mais tarde, colaborou com a Curve Finance para lançar um pool de tokens em USD que geram rendimento, incluindo quatro y-tokens: yDAI, yUSDT, yUSDC e yTUSD, nomeado como yUSD.

O Yearn Finance estreou a funcionalidade de vaults após o lançamento do seu token, desencadeando uma febre de yield farming automatizado e é considerado o iniciador da categoria de agregador de yield farming. Basicamente, o vault ajuda os usuários a reivindicar recompensas de yield farming e vendê-las pelos ativos subjacentes.

Os Vaults beneficiam os usuários ao socializar os custos de gás, automatizar o processo de geração de rendimento e reequilíbrio e transferir automaticamente o capital conforme surgem oportunidades. Os usuários finais também não precisam ter conhecimento proficiente dos protocolos subjacentes envolvidos ou de DeFi, assim, os Vaults representam uma estratégia de investimento passivo. É semelhante a um fundo de hedge cripto onde o objetivo é aumentar a quantidade de ativos que os usuários depositaram.